7 de outubro de 2011

O Melhor Para Si

A ADEQUAÇÃO DO EXERCÍCIO

O exercício deve ser prescrito de forma individualizada a adaptado a cada caso. Aquilo que é aconselhável e benéfico para outra pessoa pode não ser o mais adequado para si.


Existe uma extensa literatura científica que mostra claramente os efeitos benéficos do exercício regular na prevenção e tratamento de várias patologias (doenças). Apesar de ser aceite de forma quase unânime que o exercício é benéfico, a forma como esse exercício é prescrito e a sua adequação a cada patologia (doença ou lesão) e a cada indivíduo, constitui uma tarefa médica especializada e um desafio tanto preventivo como terapêutico.

O objetivo de uma correta prescrição do exercício é o de dotar o indivíduo dos mecanismos adaptativos necessários a uma adequada resposta aos agentes que possam pôr em risco ou fazer perigar a sua saúde.


Por prescrição e adequação do exercício entendemos o processo através do qual o estabelecimento de recomendações para um regime de atividade física é concebido de forma sistemática e individualizada.

7 de outubro de 2011
Um organismo bem adaptado é saudável, mais resistente à doença e envelhece mais lentamente. O ser humano reage a estímulos. Quando estes são corretamente prescritos, ocorrem fenómenos de adaptação. Um estímulo provoca sempre uma resposta de um sistema, aparelho, órgão, tecido ou célula.
7 de outubro de 2011
Medicina do Exercício
7 de outubro de 2011
MEDICINA DO EXERCÍCIO Reabilitação Saúde Performance Humana O estudo dos efeitos do exercício físico na saúde é uma das principais preocupações da Medicina atual.
7 de outubro de 2011
OIÇA O QUE O SEU CORPO LHE DIZ O nosso corpo está constante e continuadamente a transmitir-nos informações.