7 de outubro de 2011

Sempre Activo

UM ORGANISMO BEM ADAPTADO É SAUDÁVEL, MAIS RESISTENTE À DOENÇA E ENVELHECE MAIS LENTAMENTE.

O ser humano reage a estímulos. Quando estes são corretamente prescritos, ocorrem fenómenos de adaptação. Um estímulo provoca sempre uma resposta de um sistema, aparelho, órgão, tecido ou célula.


O exercício físico é um estímulo que se pretende benéfico, assim como um medicamento bem prescrito também o é.

Há estímulos que provocam respostas orgânicas específicas: musculares, ósseas, cardíacas, nervosas, endócrinas, metabólicas, etc. É esta a base da prescrição do exercício cientificamente fundamentada.


O exercício físico pode ser uma forma de obter e estabilizar adaptações orgânicas que permitem uma maior resistência à variações do meio e outras agressões, como é o caso da doença, ou melhor ainda, a manutenção do estado de saúde, associada a uma maior longevidade.


É através de mecanismos de adaptação que o Homem suporta a “dura tarefa” de se manter vivo, ultrapassando as dificuldades que constantemente o põem à prova, na sua relação com um meio em permanente mudança, nomeadamente nas situações particulares decorrentes da doença ou da normal involução associada ao envelhecimento.


O equilíbrio que caracteriza um organismo saudável – ADAPTADO – pode ser alcançado através de programas clínicos que incluem a prática de exercício físico – SEJA ATIVO.

7 de outubro de 2011
A ADEQUAÇÃO DO EXERCÍCIO O exercício deve ser prescrito de forma individualizada a adaptado a cada caso. Aquilo que é aconselhável e benéfico para outra pessoa pode não ser o mais adequado para si. Existe uma extensa literatura científica que mostra claramente os efeitos benéficos do exercício regular na prevenção e
7 de outubro de 2011
Medicina do Exercício
7 de outubro de 2011
MEDICINA DO EXERCÍCIO Reabilitação Saúde Performance Humana O estudo dos efeitos do exercício físico na saúde é uma das principais preocupações da Medicina atual.
7 de outubro de 2011
OIÇA O QUE O SEU CORPO LHE DIZ O nosso corpo está constante e continuadamente a transmitir-nos informações.