7 de outubro de 2011

Medicina do Exercício

Reabilitação | Saúde | Performance Humana

O estudo dos efeitos do exercício físico na saúde é uma das principais preocupações da Medicina atual.


O sedentarismo está na base de várias doenças e é responsável pela degradação do estado de saúde.


A prática regular de atividade física, nas suas diferentes variantes, desportiva, de lazer ou terapêutica, é benéfica desde que devidamente orientada e corretamente acompanhada no plano médico.


Mas, atenção! O exercício pode repercutir-se negativamente na sua saúde e bem-estar. Não nos referimos exclusivamente aos acidentes, ás lesões, mas também à incorreta prescrição e orientação da prática de atividade física.

O exercício medicamente orientado permite prevenir várias doenças e ajudar no tratamento de outras.

A chave para uma vida mais longa e mais resistente à doença, pressupõe a adopção de estilos de vida saudáveis e baseia-se em três vectores: exercício, nutrição e prevenção, comportando este último aspecto a identificação da probabilidade de se vir a contrair determinadas doenças, prevenindo-as desta forma com maior eficácia.


Porque a atividade física é importante no nosso quotidiano, e o exercício medicamente orientado benéfico em um alargado numero de doenças, dedicamos especial atenção à vertente clínica associada à Atividade Física na sua mais ampla acepção. A nossa equipa é formada por profissionais que há muito se dedicam a esta área médica e que esperam desta forma contribuir para a disponibilização de um serviço médico com utilidade para todos aqueles que reconhecem a importância do exercício físico alicerçado num acompanhamento clínico diferenciado.

7 de outubro de 2011
A ADEQUAÇÃO DO EXERCÍCIO O exercício deve ser prescrito de forma individualizada a adaptado a cada caso. Aquilo que é aconselhável e benéfico para outra pessoa pode não ser o mais adequado para si. Existe uma extensa literatura científica que mostra claramente os efeitos benéficos do exercício regular na prevenção e
7 de outubro de 2011
Um organismo bem adaptado é saudável, mais resistente à doença e envelhece mais lentamente. O ser humano reage a estímulos. Quando estes são corretamente prescritos, ocorrem fenómenos de adaptação. Um estímulo provoca sempre uma resposta de um sistema, aparelho, órgão, tecido ou célula.
7 de outubro de 2011
Medicina do Exercício
7 de outubro de 2011
OIÇA O QUE O SEU CORPO LHE DIZ O nosso corpo está constante e continuadamente a transmitir-nos informações.